BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 12 de abril de 2010

SEBASTIÃO BARROS - KI-XIMBINHO


SEBASTIÃO BARROS, conhecido por K-XIMBINHO, natural de Taipu (RN), e lá começou a tocar clarineta. Mais tarde mudou-se para Natal, onde entrou em um conjunto de jazz. Também tocou saxofone e requinto. Em 1938 passou a integrar a Orquestra Tabajara de Severino Araújo, e quatro anos mais tarde radicou-se no Rio de Janeiro, desligando-se da orquestra. Tocou em outras orquestras na década de 40, e foi também músico de estúdio, acompanhando cantores. Por volta de 1946 voltou a ingressar na Tabajara, que foi a primeira a gravar uma composição de sua autoria, o clássico choro "Sonoroso". Depois de estudar teoria musical com o maestro Koellreuter e tocar em boates, fez uma turnê pela Europa, na década de 50. De volta ao Brasil, trabalhou como arranjador na Odeon e na TV Globo. Outras de suas composições também se tornaram clássicos do choro, como "Eu Quero É Sossego", "Saudades de um Clarinete" e "Gilka".

Foi na cidade de Taipú, RN, que a 20 de janeiro de 1917 nasceu Sebastião Barros, mais tarde conhecido como K-Ximbinho. Frequentava os ensaios da banda de sua cidade na época em que começou os estudos de clarinete, mudando-se mais tarde com a família para a capital do estado. Chegou a participar junto com outros estudantes secundaristas de um conjunto de jazz, o Pan Jazz. Participou também, quando servio o exército, da banda de sua corporação.

Em 1938, ano em que Severino Araújo assumiu a direção da famosa Orquestra Tabajara, K-Ximbinho entrou para o grupo, ficando até 1942, quando mudou-se para o Rio. Integrou neste ano a Orquestra do Maestro Fon-Fon e depois a de Napoleão Tavares. Em 1945 quando a Orquestra Tabajara já estava no Rio de Janeiro, voltou a integrar o grupo, ficando até 49. Seu primeiro Choro gravado foi Sonoroso ( com Del Loro ), pela Continental em 1946.

Participou, junto com a maioria dos instrumentistas brasileiros da época, dos anos de ouro do rádio, acompanhando os nomes em evidência, e também teve muita importância no circuito de orquestras e boates, tendo participado em 1955 do grupo da famosa boate Sachas. Também participou da incipiente televisão brasileira, sendo orquestrador da TV Globo na década de 60. Seus maiores sucessos, além de Sonoroso, são Eu quero é sossego, Sonhando Sempre, entre outras. Faleceu no Rio de Janeiro em 26 de junho de 1980 depois de gravar o disco citado na Discoteca Básica deste número.

Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENTE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 82 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS